verrugas na pele
Foto de Mariana Rita Fernandes

Mariana Rita Fernandes

Verrugas na pele: o que são, como tratar

Verrugas são pequenas lesões que aparecem na pele e que normalmente não causam dor. Algumas verrugas coçam e podem doer, principalmente se estiverem nos pés. 

Existem cinco tipos de verrugas:

• Verrugas comuns geralmente aparecem nas mãos.

• As verrugas planas geralmente aparecem no rosto e na testa.

• Verrugas genitais (condiloma) aparecem nos órgãos genitais, na área pubiana e entre as coxas.

• Verrugas plantares são encontradas nas solas dos pés.

• Verrugas subungueais e periungueais são encontradas em baixo ou ao redor das unhas e unhas dos pés.

Sintomas de verruga

Nesse caso, o sintoma é realmente a verruga em si.

O que causa verrugas?

Verrugas são um tipo de infeção causada pelo vírus da família do papilomavírus humano (HPV). Existem mais de 100 tipos de HPV. Verrugas podem crescer em todas as partes do corpo. Eles podem crescer na pele, dentro da boca ou nos órgãos genitais e na área do reto. Tipos comuns de HPV tendem a produzir verrugas na pele (como nas mãos e dedos). Outros tipos de HPV tendem a produzir verrugas nos órgãos genitais ou na área do reto. Algumas pessoas são naturalmente mais resistentes a vírus na família HPV e não parecem ter verrugas tão facilmente quanto outras pessoas.

Como as verrugas são diagnosticadas?

Na maioria das vezes, o dermatologista poderá identificar uma verruga apenas olhando para ela. Em certos casos, você pode raspar a verruga para procurar pequenas manchas. Esses pontos são sinais claros de vasos sanguíneos com coágulos e são comuns em algumas verrugas. 

Verrugas podem ser evitadas?

Algumas verrugas podem ser evitadas, outras não podem ser evitadas. Suas verrugas podem aparecer naturalmente, dependendo do que as causa. Mas as verrugas também podem ser transmitidas de uma pessoa para outra. Verrugas na pele podem se espalhar para outra pessoa quando esta toca nas verrugas. Também é possível obter verrugas se forem usadas toalhas ou outros objetos que foram usados por uma pessoa com verrugas.

As verrugas genitais são muito contagiosas e podem ser transmitidas a outra pessoa durante uma relação sexual oral, vaginal ou anal. É importante não ter relações sexuais desprotegidas se você ou seu parceiro tiver verrugas na área genital. Nas mulheres, as verrugas podem se desenvolver no colo do útero (dentro da vagina), e a mulher pode nem saber que as tem. Você pode transmitir a infecção ao seu parceiro sexual sem saber.

Tratamento de verrugas

Frequentemente, as verrugas desaparecem por conta própria devido ao sistema imunológico que combate, embora possa levar muitos meses e até anos para a verruga desaparecer. Mas algumas verrugas não desaparecem sozinhas.

É necessário tratar verrugas na pele?

Em geral, sim. Verrugas comuns são frequentemente irritantes. Eles podem sangrar e causar dor quando são atingidas. Elas também podem ser desconfortáveis se, por exemplo, crescerem no rosto. O tratamento pode reduzir as chances de verrugas se espalharem para outras áreas do corpo ou serem transmitidas a outras pessoas.

Como você remove verrugas na pele?

Antes de tudo, é importante saber que as verrugas na pele (como as dos dedos, pés e joelhos) e as verrugas nos órgãos genitais são removidas de diferentes maneiras. Não tente remédios caseiros ou medicamentos vendidos sem receita para remover verrugas da área genital. Pode prejudicar a área genital se você colocar certos produtos químicos nela. Também não deve tratar verrugas no rosto sem falar primeiro com seu dermatologista. A seguir, estão algumas maneiras de eliminar verrugas comuns da pele. Converse com seu dermatologista sobre qual é o tratamento certo para você.

  • Aplicação de ácidos prescritos pelo dermatologista
  • Aplicação de  nitrogênio líquido. O dermatologista pode usar nitrogênio líquido para congelar a verruga. Esse tratamento é chamado de crioterapia ou criocirurgia. A aplicação de nitrogênio líquido na verruga pode causar algum desconforto. É possível que, para eliminar completamente uma verruga, sejam necessários tratamentos com nitrogênio líquido a cada 1 a 3 semanas, totalizando 2 a 4 vezes. Se nenhuma melhora for observada, o médico pode recomendar outro tipo de tratamento.
  • Outros tratamentos para verrugas na pele. O dermatologista também pode remover a verruga na pele queimando-a, cortando-a ou removendo-a com laser. Estes tratamentos são eficazes, mas podem deixar uma cicatriz. Em geral, eles são reservados para verrugas que não desapareceram com outros tratamentos.

Como as verrugas são tratadas na área genital?

Verrugas genitais devem ser tratadas pelo seu dermatologista. Verrugas na área genital podem ser removidas, mas não há cura para a infeção viral que as causa. Isso significa que as verrugas podem reaparecer, mesmo depois de removidas.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *