vacina do herpes zoster
Picture of Mariana Rita Fernandes

Mariana Rita Fernandes

Vacina do herpes zoster: saiba quando tomar

Quais são as minhas opções para obter a vacina contra a herpes zoster? Se eu já tenho herpes zóster, devo ser vacinado para não contrair a doença novamente?

As pessoas que desejam receber a vacina contra a herpes zoster agora têm duas opções. A Food and Drug Administration aprovou o Shingrix em 2017, porém ainda não é comercializada no Brasil. É a alternativa preferida ao Zostavax, em outros países, que foi aprovado em 2006. Ambas as vacinas são aprovadas para adultos com 50 anos ou mais de idade para prevenção de herpes zoster e complicações relacionadas, independentemente de terem ou não herpes zoster. Você pode receber a vacina Shingrix, mesmo se você já teve herpes zoster. Além disso, considere a possibilidade de tomar a vacina Shingrix se você tiver a vacina Zostavax ou se não souber se teve varicela.

O Zostavax é uma vacina fabricada com virus vivos, administrada como uma injeção única, geralmente no braço. Shingrix é uma vacina inativada feita a partir de um componente do vírus. É administrada em duas doses, com dois a seis meses entre cada dose. Os efeitos colaterais mais comuns das duas vacinas contra o herpes zoster são vermelhidão, dor, sensibilidade, inchaço e coceira na área da injeção e dores de cabeça.

Algumas pessoas relataram uma erupção cutânea semelhante à varicela após serem vacinadas contra o herpes.

Embora algumas pessoas desenvolvam herpes zoster apesar da vacinação, a vacina pode reduzir sua gravidade e duração.

Converse com seu dermatologista sobre suas opções de vacinação nestes casos:

  • Se você teve uma reação alérgica à gelatina, ao antibiótico neomicina ou a qualquer outro componente da vacina contra as herpes zoster?
  • Você tem um sistema imunológico enfraquecido devido ao HIV / AIDS ou outra doença que afeta o sistema imunológico
  • SevVocê está recebendo medicamentos ou tratamentos imunossupressores, como esteróides, adalimumabe, infliximabe, etanercept, radiação ou quimioterapia
  • Você tem câncer que afeta a medula óssea ou o sistema linfático, como leucemia ou linfoma.
  • Você está grávida ou está tentando engravidar

Demonstrou-se que Zostavax oferece proteção contra a herpes zoster por aproximadamente cinco anos. Embora o Zostavax seja aprovada para pessoas com 50 anos ou mais, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda que o Zostavax seja administrado aos 60 anos, quando o risco de herpes zoster e suas complicações é maior.

Estudos sugerem que a proteção contra a herpes zoster com Shingrix pode se estender além de cinco anos. Shingrix é aprovado e recomendado pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças em pessoas com 50 anos de idade ou mais, incluindo aquelas que receberam Zostavax anteriormente.

Vacinas para prevenção de herpes zoster em idosos

Pergunta de revisão

A eficácia e segurança das vacinas para prevenir as herpes zoster em idosos saudáveis foram avaliadas.

O vírus varicela zoster causa varicela e pode permanecer inativo nas células nervosas por muitos anos. O vírus pode ser reativado, viajar através do nervo até a pele e produzir bolhas ao longo da via nervosa. Essa condição é chamada de herpes zoster e afeta principalmente pessoas com imunidade reduzida, como os idosos. Antes que as bolhas apareçam, os sintomas podem incluir prurido, dormência, formigamento ou dor local. As herpes zoster causam inflamação dos nervos e fortes dores que podem afetar a qualidade de vida. A taxa de incidência de herpes zoster varia entre 2,08 e 6,20 casos por 1.000 pessoas-ano (ou seja, o número de novos casos por população em risco, em um determinado período de tempo). Esse número está aumentando, em parte porque as pessoas vivem mais.

A vacina pode ser tomada durante a ocorrência das lesões na pele?

Não. Deve ser tomada após o surto na pele e melhora clínica

A vacina trata a neuralgia pós herpética ( dor que permanece após a cura das lesões)?

Não.

A vacina está disponível na rede pública?

Não. Somente em clínicas particulares é vendido o Zostavax no Brasil.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

queda de cabelo e suas causas
Cabelo

Calvície e queda de cabelo

Calvície masculina A alopecia androgenética, mais conhecida como calvície, pode afetar homens e mulheres sendo uma queixa muito comum nos

Leia mais »
câncer de pele
Câncer de pele

Câncer de pele

Existem dois tipos de câncer de pele. O melanoma e o câncer de pele não melanoma que são os carcinomas

Leia mais »