ACNE-DA-MULHER-ADULTA-TRATAMENTO-DERMATOLOGISTA-IPANEMA-BARRA-MARIANA-RITA-FERNANDES
Picture of Mariana Rita Fernandes

Mariana Rita Fernandes

Acne da mulher adulta: o que é, causas e tratamentos

Embora não seja um problema que afeta a maioria da população adulta, ter acne após os 25 anos não é uma situação excepcional.

No entanto, enquanto na adolescência a origem da acne é uma questão hormonal, no caso dos adultos, nos obriga a procurar a causa específica de cada caso. Especialmente naqueles que têm uma forma grave de acne. Segundo a dermatologista Mariana Fernandes, a acne na mulher adulta acomete mais a região do terço inferior da face como mandibula, queixo e região perto boca.

Causas

Ambos os hormônios de origem ovariana (estrogênio e progesterona) e aqueles de origem adrenal (incluindo cortisol, um hormônio intimamente relacionado ao estresse emocional) podem estar por trás de um surto de acne adulta e qualquer mudança hormonal pode facilitar sua aparência.

Segundo a dermatologista Mariana Fernandes, quando a mulher para de usar o anticoncepcional oral combinado geralmente há piora das espinhas, assim como a colocação do DIU de progesterona também pode piorar o quadro de acne em algumas mulheres.

O estresse produz distúrbios hormonais que podem induzir o aparecimento de acne, as mulheres podem ter a síndrome dos ovários policísticos que aumenta os pelos no corpo, pode causar queda de cabelo e espinhas persistentes. Além disso, devemos procurar distúbios na tireóide e outros fatores como a alimentação e uso de anabolizantes como desencadeadores da acne na mulher adulta.

Tratamentos

No entanto, segundo a médica, tratamentos que inibem a produção de hormônios masculinos nos ovários e adrenais como a espironolactona e anticoncepcionais orais, podem regular em alguns casos os hormônios das mulheres e, nesse sentido, tendem a melhorar as espinhas. Na verdade, são utilizados como tratamento adjuvante aos cremes e medicamentos tópicos. Em outros casos pode ser necessário a prescrição da isotretinoina, mais conhecida pelo nome comercial Roacutan. (saiba mais)

Uma acne mais persistente

Além de cremes, você pode precisar de algum remédio contra as bactérias responsáveis ​​pela acne. Em formas leves geralmente são usados produtos aplicados na pele. Se for uma acne extensa, esses produtos são combinados com medicamentos orais e se a gravidade aumenta e já é considerada alta, o tratamento realmente eficaz é a administração da isotretinoína, que atua em vários níveis: tem ação anti-inflamatória, diminui a produção de sebo, elimina comedões e inibe a bactéria responsável pela acne (Propionibacterium acnes).

Cremes com óleo podem afetar a pele

O aparecimento da acne além da adolescência geralmente coincide com o surgimento de certas rotinas de cuidados pessoais que incluem a aplicação de cosméticos, muitos deles, com ação anti-rugas.

• Um dos ingredientes habituais desses produtos é o ácido retinóico, que além de ser eficaz na reversão do envelhecimento da pele, é uma droga amplamente utilizada contra a acne.

Certifique-se de que os seus cremes são produtos “isentos de óleo”

• Quanto aos cremes gordurosos, a sua aplicação pode levar à formação de acne: uma razão comum para a sua aparição em adultos é encontrada em cosméticos. Especialmente nos mais gordurosos. A maquiagem também pode ser uma possível origem.

Marcas de acne aumentam com a idade?

Não há razão para justificar a ideia generalizada de que a acne deixa mais marcas de pele entre os adultos do que entre os adolescentes, pelo menos, com base exclusivamente na idade. Essa teoria pode ser baseada em um falso sentimento, já que as pessoas que atingem a idade adulta com acne tendem a ter formas mais graves.

Você sabe o que é o “triângulo da morte” do rosto?

Soa muito mal. No entanto, esse nome como “filme” é totalmente justificado. Vamos ver porquê.

É conhecido como “triângulo da morte” para a área no centro do rosto forma um triângulo no qual o vértice superior está localizado no nascimento do nariz e os dois inferiores coincidem com os cantos dos lábios.

O perigo que esconde essa área é que, há um risco de infeção, que pode ser leve, mas também pode ser complicado e ficar muito sério, principalmente se o paciente manipula e mexe nas lesões.

• A razão é que nesta área existem numerosos vasos sanguíneos que se conectam ao seio cavernoso (duto principal da drenagem venosa do cérebro).

• Por causa da proximidade entre as duas partes, é fácil para as bactérias viajarem do “triângulo da morte” para o cérebro. Se isso acontecer, existem riscos tão altos quanto trombose, meningite, abscessos cerebrais, paralisia, perda de visão e até risco de vida.

• A boa notícia é que alcançar esse extremo é fácil de evitar. Não se deve espremer uma espinha no nariz .

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

queda de cabelo e suas causas
Cabelo

Calvície e queda de cabelo

Calvície masculina A alopecia androgenética, mais conhecida como calvície, pode afetar homens e mulheres sendo uma queixa muito comum nos

Leia mais »