Transplante capilar: saiba tudo sobre como recuperar os fios na calvície masculina e feminina
Picture of Mariana Rita Fernandes

Mariana Rita Fernandes

Transplante capilar: saiba tudo sobre como recuperar os fios na calvície masculina e feminina

Quando se trata de alopecia, é comum ouvir inúmeras técnicas, tratamentos e métodos para combatê-la. Por esse motivo, entre essas variedades, escolher a solução certa pode ser muito difícil.

No post de hoje, falaremos sobre duas técnicas diferentes de transplante ou enxerto-capilar:

• O primeiro, o transplante de cabelo com o método FUT.

• A segunda, a nova técnica de transplante capilar por meio do método  FUE.

Ambas as técnicas são muito eficazes no tratamento da calvicie, mas apresentam diferenças que serão demonstradas abaixo. Não preveremos qual dos dois é o mais adequado; primeiro, apresentaremos algumas diretrizes no procedimento de cada um deles, suas vantagens e desvantagens para que você chegue, junto com seu médico, à conclusão do qual tratamento é melhor.

Sem mais, vamos começar com um contato pessoal entre o método FUE e o FUT, para saber qual é o melhor e porquê.

Enxerto capilar pelo método FUT

Quando você sofre de alopecia androgênica e já experimentou, sem sucesso, tratamentos tópicos, resignar-se à idéia de perder o cabelo é realmente difícil.

Certos tipos de calvície progridem sem parar e, contra isso, o enxerto capilar é apresentado como a opção mais vantajosa. Entre as técnicas de transplante de cabelo mais usadas atualmente, falaremos de duas: a mais antiga, a conhecida como FUT e a mais inovadora, a FUE (Extração de Unidade Folicular).

FUT (Transplante de Unidade Folicular)

O referido método consiste em:

1. Uma tira de pele é cortada na parte de trás da cabeça, que contém unidades foliculares saudáveis suficientes.

2. Depois de remover a tira, sutura-se o que é conhecido, como a área doadora. Esse processo tem a ver com o maior cuidado, para que a cicatriz seja pequena. No entanto, com o método FUT, é visível uma cicatriz de um determinado tamanho, o que para muitos não representa muito problema, pois pode ser coberto com cabelo.

3. Uma vez suturada a área doadora, ela começa com a separação das unidades foliculares da tira.

4. Começa o delicado processo de implantação na área da cabeça onde a alopecia é sofrida.

O processo é realizado sob anestesia local e pode durar aproximadamente 6 horas em média. A indicação da técnica será feita pelo cirurgião plástico que avaliará cada caso. Dependendo da experiência do cirurgião a cicatriz fica bem fina e quase imperceptível com os cabelos cobrindo a região, sendo uma ótima técnica com bom aproveitamento dos fios da área doadora.

Enxerto capilar método FUE

O método FUE (Extração de unidade folicular) é mais recente. Um método comprovado, como o FUT, foi tomado como base e aperfeiçoado a ponto de o processo ser mais rápido, menos invasivo, é uma intervenção segura e com poucos  riscos com a qual são obtidos excelentes resultados.

Essencialmente, o método de transplante capilar FUE consiste em:

1. Primeiro, a remoção do folículo é feita manualmente. A equipe médica remove o folículo com uma precisão incrível e deixa uma ferida mínima. Esta incisão será completamente curada e desaparecerá completamente dentro de sete a dez dias.

2. Continua com a abertura de canais nos quais as unidades foliculares extraídas serão posteriormente implantadas.

3. A implantação das unidades foliculares começa, normalmente, da linha do cabelo da frente para trás. Um design artificial dessa linha de frente dará a sensação de pouca naturalidade. Portanto, se não queremos que isso pareça com cabelo artificial, é muito importante que essa linha de frente seja projetada profissionalmente, levando em consideração sua fisionomia e sua idade.

4. A implantação dos folículos será feita manualmente um a um. Dessa forma, é conseguida uma aparência muito natural, que segue a linha de movimento e a forma usual do cabelo original.

• Esse processo pode levar entre sete e dez horas, dependendo do número de folículos transplantados e do tamanho da área em que são colocados.

• É praticamente indolor, a anestesia é aplicada na área e a pessoa não sente nenhum desconforto.

• A recuperação é quase imediata, após 48 horas a pessoa pode retornar às suas atividades diárias com total normalidade.

• Além disso, em pouco mais de uma semana, o processo de cicatrização será concluído e a inflamação é muito menor do que no caso de um transplante capilar FUT.

Comparação entre transplante capilar pela técnica FUT e transplante capilar FUE

Ambos os métodos são eficazes. Sem dúvida, quando submetida a um implante capilar com o método FUE ou FUT, a alopecia desaparece. Alguns cirurgiões associam as duas técnicas no mesmo paciente com ótimos resultados.

Em ambos os casos, os cabelos enxertados não caem, porque são extraídos de partes do couro cabeludo onde os fios não recebem a ação deletéria dos hormônios masculinos.

Apesar do exposto, há vantagens notáveis do método FUE sobre o FUT tradicional.

Transplante capilar método FUE

1. É menos invasivo

2. As cicatrizes são impercetíveis

3. A recuperação é mais rápida

4. A implantação é feita folículo por folículo manualmente. Isso dá a possibilidade de tornar os enxertos seguindo um padrão tão natural que será impossível adivinhar que você foi submetido a uma intervenção de transplante de cabelo

O método FUT:

1. Deixe uma cicatriz quase imperceptível na região occipital

2. A recuperação é um pouco mais lenta, porém o método é seguro se realizado com cirurgião habilitado

3.A implantação é feita folículo por folículo manualmente. Isso dá a possibilidade de tornar os enxertos seguindo um padrão tão natural que será impossível adivinhar que você foi submetido a uma intervenção de transplante de cabelo

Qual é a técnica FUE (extração de unidade folicular) no tratamento capilar?

A técnica FUE começou a ser usada no implante capilar em 2002. Nas operações de transplante capilar com a técnica FUE, o procedimento começa raspando o cabelo. Alguns casos podem não ter os cabelos raspados. A operação é realizada por anestesia local. Os folículos são geralmente retirados da região de trás da cabeça, mas também podem ser removidos das costas, pernas ou peito. Na técnica FUE na qual nada é cortado, os folículos singulares (enxertos) são removidos com punções de 0,8 mm. O procedimento é concluído colocando os folículos dentro dos canais que são preparados através das aberturas laterais na área doadora.

Os cabelos implantados cairão com o tempo?

Não. Porém, a doença continua progredindo nos outros fios que são sensíveis a doença,  principalmente os da parte da frente e lateral da cabeça. Assim, é muito importante que os pacientes dêm continuidade ao tratamento tópico, oral e com procedimentos estéticos, com o dermatologista,  para que esses fios ao redor de onde foi feito o implante não caiam com o tempo.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

queda de cabelo e suas causas
Cabelo

Calvície e queda de cabelo

Calvície masculina A alopecia androgenética, mais conhecida como calvície, pode afetar homens e mulheres sendo uma queixa muito comum nos

Leia mais »