Pitiriase rósea de Gilbert o que é
Foto de Mariana Rita Fernandes

Mariana Rita Fernandes

O que é Pitiríase rósea?

A pitiríase rósea é uma erupção cutânea que geralmente começa como uma grande mancha circular ou oval no peito, abdômen ou costas. Chamada “placa heráldica”, essa mancha pode ter até 10 cm de comprimento.

Geralmente, a placa heráldica é seguida por pontos menores que são distribuídos do meio do corpo de maneira semelhante aos galhos de pinheiro caídos.

A pitiríase rósea pode afetar qualquer faixa etária. Geralmente desaparece sozinha dentro de 10 semanas. A pitiríase rósea pode causar coceira. O tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas.

Quem pode sofrer de pitiríase rósea?

A pitiríase rósea pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas entre 10 e 35 anos. Parece uma erupção cutânea que pode durar de várias semanas a vários meses. Não há marcas permanentes como resultado dessa doença, embora algumas pessoas com pele escura possam desenvolver manchas residuais duradouras.

Quais são os sintomas desta doença?

A doença geralmente começa com uma única marca rosa grande no peito ou nas costas. Na semana seguinte, mais lesões aparecem no corpo e nos braços e pernas. As lesões também podem aparecer no pescoço e raramente no rosto. Esses pontos são geralmente menores e geralmente assumem uma forma típica de distribuição nas costas, na forma de uma “árvore de Natal”.

Às vezes, a doença pode causar uma reação superficial mais grave. Cerca de metade dos pacientes com esta doença tem prurido que pode ser grave, especialmente quando o paciente fica quente. A erupção geralmente desaparece dentro de seis semanas. A atividade física e a água quente podem piorar temporariamente ou fazer com que as lesões reapareçam. Em alguns casos raros, eles podem voltar após várias semanas após o primeiro episódio.

O que causa a pitiríase rósea?

A causa é desconhecida, embora se saiba que não é causada por um fungo ou uma infecção bacteriana. Também não é devido a reação alérgica. Alguns dermatologistas sugeriram que um vírus pode causar pitiríase rósea. Isso se baseia no fato de que a doença geralmente ocorre apenas uma vez e, ocasionalmente, faz com que o paciente se sinta um pouco doente. Esta teoria não foi comprovada. No entanto, a doença não pode se espalhar de pessoa para pessoa e surge com maior frequência no inverno. Algumas pessoas podem ter mais de 1 episódio, mas é incomum.

Como é diagnosticada a pitiríase rósea?

O diagnóstico é geralmente feito facilmente por um dermatologista. As lesões podem diferir de pessoa para pessoa, dificultando o diagnóstico. O número e tamanho dos pontos também. Certas infeções fúngicas superficiais podem se assemelhar a esta doença. Além disso, as reações a certos medicamentos, como antibióticos e medicamentos para o coração, podem se parecer com a doença.

Às vezes, pode ser necessário solicitar exames de sangue ou até mesmo uma amostra de um dos pontos pode ser coletada para exame ao microscópio, a fim de concluir o diagnóstico.

Qual é o tratamento da pitiríase rósea?

O tratamento pode incluir loções tópicas ou medicamentos orais prescritos pelo dermatologista.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *