Alopecia de tração: o que é e como evitar
Picture of Mariana Rita Fernandes

Mariana Rita Fernandes

Alopecia de tração: o que é e como evitar

Você já ouviu falar de Alopecia de tração? É uma condição que se refere à perda de cabelo, esticando-o muito a partir da raiz. Muito comum em mulheres que fazem as tranças desde a raiz do couro cabeludo.

As mulheres gostam de trazer cabelos bem arrumados. Quando crianças, nossas mães costumavam pentear-nos com os clássicos “rabos de cavalo”, com os quais esticávam tanto os cabelos que, ao longo do dia, nem um único fio aparecia.

Bem, esse hábito – que praticamos há anos – pode causar uma condição chamada Alopecia de tração, que é a perda de cabelo como resultado do alongamento contínuo do cabelo.

Quem pode ser afetado por essa condição?

Essa condição afeta mulheres, crianças e homens, embora neste último a incidência seja menor. Na maioria dos casos, é temporário, embora, se não for tratado a tempo, possa levar à calvície permanente. Alguns casos conhecidos dessa condição são Naomi Campbell que, após anos usando alongamento, mostrou sinais óbvios de perda de cabelo, também aconteceu com a famosa tenista Serena Williams, que esticou demais os cabelos.

Escute seu cabelo!

Segundo a dermatologista Mariana Rita Fernandes, o principal sintoma da Alopecia de tração é dor de cabeça quando o cabelo sofre muita tensão. Regularmente isso acontece usando seu cabelo com tranças muito apertadas. Nesse caso, se você continuar insistindo no mesmo tipo de penteado, os primeiros sintomas podem levar à perda de cabelo.

O que causa alopecia

Alopecia de tração pode ser dada intencionalmente ou inconscientemente. A maneira de produzi-lo é torcendo, esfregando objetos contra o couro cabeludo, esticando o cabelo através de penteados ou tricotilomania (arrancando o cabelo).

Penteado casual ou tortura para o seu cabelo?

Há vários anos, os casos mais marcantes foram anunciados nos Estados Unidos, principalmente em afro-americanos, pois penteavam os cabelos com tranças ou caudas muito apertadas, tensionavam e puniam severamente os cabelos, causando perda de cabelo e consequentemente a Alopecia de tração. O que acontece quando você fica tenso demais é que, aos poucos, faz com que o cabelo seja extraído dos folículos capilares e, finalmente, se quebram.

Diga não ao alongamento!

Se você é fã de alongamento, pare de usá-las por pelo menos uma temporada, pois esses tipos de produtos aumentam o peso e causam sofrimento aos tecidos do couro cabeludo. Lembre-se de que quanto maior o peso, mais danos.

Você gosta de usar chapéu?

Compre um do seu tamanho e boa qualidade. Embora o aparecimento de Alopecia de tração devido ao uso de chapéus ou capacetes protetores seja muito raro, surgiram casos. Isso se deve ao fato de o uso desses acessórios ser de tamanhos incorretos ou não serem fabricados com os materiais adequados e de boa qualidade, além de desconsiderar a fisionomia humana e os padrões básicos de segurança e higiene.

Como evitar a Alopecia de tração

1. A maneira de evitar a Alopecia de tração e curar seus efeitos é eliminando penteados que causam a sensação de desconforto devido à tensão e dor de cabeça.

2. O importante é que você tente relaxar a pele da cabeça e, para facilitar o relaxamento, é melhor deixar o cabelo solto.

3. Caso, por razões de trabalho, seja necessário levar o cabelo preso, você pode fazer tranças que permitam um pouco de flacidez no cabelo, para evitar a tensão do couro cabeludo.

4. Para recuperar o cabelo da Alopecia de tração, evite maltratá-lo com corantes e produtos químicos abrasivos.

5. Você também pode fortalecer seu cabelo naturalmente usando máscaras nutritivas.

Não deixe de seguir nossas dicas e se você acha que está com queda de cabelo anormal, não deixe de consultar um dermatologista para fazer um diagnóstico personalizado.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

queda de cabelo e suas causas
Cabelo

Calvície e queda de cabelo

Calvície masculina A alopecia androgenética, mais conhecida como calvície, pode afetar homens e mulheres sendo uma queixa muito comum nos

Leia mais »