Algumas mulheres precisam lutar contra rugas e manchas sem deixar para trás os odiosos surtos de acne da adolescência. Ao contrário do que geralmente se pensa, não apenas jovens e adolescentes sofrem com o problema da acne.
Esse distúrbio, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, embora geralmente surja nos adolescentes na face e nas costas, afeta cerca de 10% dos adultos (2% se falamos de pessoas com mais de 50 anos).
A acne quando surge na mulher a partir dos 25 anos pode estar relacionada a perpetuação da acne da adolescência ou surgir após os 25 anos me pacientes que não sofriam com as espinhas anteriormente.
O aparecimento de acne mais tarde pode ser devido a vários fatores. É uma acne microcística, sem seborreia, que aparece principalmente no terço inferior da face como têmporas, mandibula e queixo, e na maioria dos casos é causada por abuso de cosméticos, mas sua causa também pode ser hormonal, pelo uso de medicações ou neuropsíquico.
A pele pode ter manchas, marcas, brilho, poros dilatados e / ou cicatrizes. A acne após os 25 anos é melhor controlada do que a acne juvenil. O essencial é que o tratamento seja multidirecional: regulador de sebo, bacteriostático, antioxidante, matificante e anti-inflamatório.
E para manter a acne à distância, é necessário modificar alguns aspectos do estilo de vida, porque somente com a ajuda de cosméticos e alguns medicamentos prescritos pelos médicos em casos graves, você não pode vencer esta batalha colossal.
– Limpeza – Usar produtos de limpeza da pele prescritos pelo dermatologista e que são especificos para o seu tipo de pele é o primeiro passo.
Não toque nem aperte as espinhas para evitar o aparecimento de cicatrizes. Tente manter os cabelos removidos do rosto, por exemplo, se você tiver franja, isso aumentará a gordura na testa e a aparência de mais espinhas.
– Dieta – Deve reduzir o consumo de bebidas açucaradas, frituras, gorduras, alimentos com muito sal – como batatas fritas e outros lanches -, pizza, alimentos apimentados e laticínios. Todos eles favorecem o aparecimento de acne. Sabe-se que o consumo de leite e derivados também piora a acne, além do consumo de whey protein.
Estresse – Tente não se irritar, porque altos níveis de cortisol causam a produção de óleos na pele e sua inflamação, que é uma das principais causas da acne. Com o estresse crônico, surge a acne crônica
– Moderação ao máximo com tabaco e álcool. Para pessoas propensas à acne, esses dois hábitos sociais são especialmente prejudiciais. Um estudo britânico revelou que mulheres que fumam têm maior probabilidade de ter acne adulta (ou não inflamatória) do que aquelas que não. De fato, este estudo conclui que 40% das mulheres estudadas desenvolvem algum tipo de acne (cravos ou espinhas). Também foi observado que os fumantes têm metade do nível normal de secreção de vitamina E na pele, o que os torna mais propensos ao desenvolvimento de acne.
– Uso de anticoncepcionais orais especificos
– Isotretinoina ( mais conhecida pelo nome Roacutan): também usada em muitos casos
– Uso de outras medicações orais como a espironolactona
Tudo o que você precisa saber sobre o tratamento da acne cística
É um dos problemas mais comuns entre os jovens: oito em cada dez pessoas entre 11 e 30 anos têm acne, de acordo com o National Institutes of Health. No entanto, apenas uma pesquisa rápida é necessária nas aulas de ginástica de uma escola comum para verificar se nem todos são afetados pelo mesmo tipo de acne. Quando você pensa em espinhas vermelhas, inchadas e dolorosas, pensa em acne cística, o tipo que também deixa cicatrizes. Embora as causas por trás da acne cística ainda não sejam totalmente compreendidas e os pesquisadores estejam sempre procurando maneiras novas e melhores de tratá-la, ainda há muito o que fazer para controlá-la de forma eficaz e evitar deixar marcas duradouras.
O que é acne cística?
A acne cística é um tipo de acne inflamatória que causa caroços profundos sob a pele que geralmente são sensíveis, vermelhos e dolorosos. Eles geralmente surgem em grandes quantidades e crescem e diminuem com o tempo. A acne cística geralmente aparece no rosto, mas também aparece nas costas, no peito, nos braços e nos ombros. É diferente de outros tipos mais superficiais de acne, como cravos e espinhas, porque é mais profundo na pele.
O que causa acne cística?
As glândulas sebáceas aumentam a produção de oleosidade da pele. Todos os tipos de acne aparecem quando os poros estão entupidos com óleo e pele morta. Com a acne cística, as bactérias presas profundamente nos poros causam inflamação, isto é, vermelhidão, inchaço e dor.
Existem muitos fatores diferentes que aumentam o risco de acne cística. Para algumas pessoas é genético, para outras é hormonal e algumas são propensas a acne.
Como a acne cística está relacionada à testosterona, os homens tendem a ser um pouco mais suscetíveis. Para as mulheres, a acne pode piorar com o ciclo menstrual.
Sua dieta tem a ver com acne cística?
Um estudo relacionou a acne ao leite desnatado, enquanto outros a consumiram muitos alimentos açucarados. Algumas pessoas percebem que têm mais acne cística quando ingerem glúten ou laticínios, mesmo que não sejam necessariamente intolerantes ao glúten ou laticínios. Enquanto isso, é sempre benéfico reduzir alimentos açucarados e comer uma dieta equilibrada, sem exagerar.
Quando surge a acne cística e quanto tempo dura?
A acne cística está fortemente relacionada aos hormônios. Estima-se que 85% das vezes afete a puberdade e tende a permanecer até 20 anos. Mas vemos mulheres e homens na faixa dos 40 anos que têm acne cística, mesmo pela primeira vez. De facto, cada vez mais mulheres na faixa dos 30, 40 e 50 anos têm acne.
Nas mulheres, as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez podem desencadear acne cística mais tarde na vida. A SOP, um desequilíbrio hormonal em que o corpo produz mais hormônios semelhantes à testosterona, é outra causa comum. Como as células adiposas podem converter hormônios femininos em hormônios masculinos fracos, ressalta que a obesidade, que também está relacionada à SOP, aumenta as chances de acne cística. Mesmo a menopausa raramente causa acne cística devido a flutuações hormonais. É um grande fator para algumas mulheres. Geralmente, é quando outro surto será visto. A acne ligada aos hormônios geralmente aparece ao redor da linha da mandíbula e da boca, acrescenta ele.
Se você tem acne cística pela primeira vez entre 25 e 40 anos, seu médico geralmente deve trabalhar com um ginecologista ou endocrinologista para avaliar os desequilíbrios hormonais e tentar em conjunto tratá-lo.