A isotretinoina, mas conhecida pelo nome comercial Roacutan, é um medicamento amplamente utilizado para tratar problemas de pele, relacionados a problemas de acne; cujos efeitos positivos são refletidos nos primeiros meses, em pacientes em tratamento com a medicação.
O que é Roacutan?
É um medicamento em comprimidos onde a substância ativa é a isotretinoína, componente da vitamina A, que se baseia no combate a problemas de pele, especialmente acne grave ou acne cística. A isotretinoina já tem um alto poder de eficácia em pacientes que apresentam essas condições cutâneas graves.
Foram estudados casos em que o problema é definitivamente erradicado; tende a melhorar os diferentes tipos de acne, com um percentual de 80%, por isso é um medicamento de referência nesse tipo de doença que afeta a pele.
Quais são os ingredientes de Roacutan?
Como mencionado anteriormente, seu ingrediente ativo é a isotretinoína como outra série de componentes: óleo de soja refinado e óleo de soja hidrogenado e parcialmente hidrogenado, bem como cera de abelha amarela, karion, gelatina, dióxido de titânio, glicerol, refinado de goma-laca e cataxantina.
A concentração da substância ativa isotretinoína de 10 mg ou 20 mg e a apresentação de Roacutan é através de cápsulas que têm uma forma oval entre suas características, sua cor é uma tonalidade opaca de violeta com tendência a avermelhada e contém a quantidade de 30 cápsulas por caixa de Roacután.
Roacutan realmente funciona?
Sim, como Roacután é responsável por combater a acne, sua ação visa a correção das glândulas sebáceas e, portanto, diminuindo a produção de sebo, isso favorece a redução e interrompe o crescimento de bactérias que irradiam em casos graves de acne e se multiplicam, causando forte inflamação na pele.
Portanto, o tamanho das glândulas sebáceas é reduzido consideravelmente entre 35% e 58% de melhora na redução das glândulas. Da mesma forma, o sebo secretado pelas glândulas sebáceas diminui com uma melhora de 80% no problema de acne.
O sebo é a fonte e o meio para o crescimento de bactérias causadas pela acne e, quando o sebo é bastante reduzido, a proliferação dessas bactérias também diminui proporcionalmente.
Da mesma forma, retarda o processo no qual as células se originam dentro dos poros, de modo a impedir o entupimento dos poros e causar danos à epiderme. No primeiro mês do tratamento, em poucos pacientes pode haver uma piora leve do quadro que vai melhorar com a continuidade da medicação.
No tratamento da acne Roacutan, funciona em pacientes com 95% de eficácia se cumprem o tratamento.
Quais são os efeitos adversos de Roacutan?
Há muita controvérsia em relação aos efeitos adversos e benefícios de Roacután. Porém é uma medicação muito segura, pois mensalmente o paciente é visto e o dermatologista solicita exames laboratoriais frequentes.
Vemos os seguintes casos dos efeitos adversos do tratamento severo da acne, que têm mais impacto no corpo:
• Pele seca: este é um dos casos mais comuns percebidos com o uso de Roacutan, já que muitos pacientes que usam este medicamento. Nesse caso, o médico indicará o método mais eficaz para reduzir a secura da pele.
• Secura dos lábios: essa condição também é muito normal naqueles que estão sob o tratamento de Roacutan, pois os sintomas dessa condição ocorrem apenas algumas semanas após o início do tratamento. Pode ser neutralizado usando um pouco de hidratante labial preventivamente quando você começa a tomar Roacutan.
• Nasal seco: esta condição afeta todo o sistema nasal, uma vez que não há umidificação em toda a área e pode causar, em muitos casos, sangramento nasal constante; Ao usar Roacután, deve-se tomar precauções nesses casos, como manter a área úmida e não tocar na área do nariz que pode estar mais sensivel.
• Alterações na pele: na maioria dos pacientes que estão sob medicação com Roacutan, a pele fica mais sensível devido à regeneração constante da pele produzida por este medicamento, portanto, precauções com os cuidados com a pele devem ser tomadas, como usar filtro solar por exemplo.
• Variação na química do sangue: este tipo de tratamento produz uma alteração nos valores normais do sangue, como o aumento de triglicerídeos, colesterol e transaminases, que devem ser tomados como normais pelo efeito de Roacutan e seu efeito é reversível.
Como usar Roacutan?
Em geral, os tratamentos em que Roacutan é administrado recebem doses de acordo com o peso do paciente, de acordo com a determinação do dermatologista e, é claro, de acordo com a evolução com a reação a efeitos adversos, pode ser tomada a decisão do médico e do paciente de modificar a dose. Principalmente a dosagem é de cerca de (0,5 a 1,0) mg / kg / dia.
Roacutan não é indicado para crianças, nem para tratar algum tipo de acne que ocorre antes da adolescência (puberdade) e deve ser considerado seus benefícios e desvantagens para pessoas com acne grave que sofrem de alguma doença grave.
Deve-se notar que normalmente os tratamentos com Roacutan têm uma duração média de 6 meses a 8 meses de tratamento contínuo, de acordo com a acne tratada e a dose prescrita. As melhorias podem ser vistas 2 meses após o final do tratamento, a maioria dos pacientes não precisa iniciar uma segunda fase do Roacutan.