herpes zoster o que é e tratamento
Picture of Mariana Rita Fernandes

Mariana Rita Fernandes

Herpes zoster: o que é e como tratar

Queimação, coceira, dor e febre são os sintomas mais comuns que podem nos alertar que uma erupção cutânea pode ser o herpes zoster, conhecido como cobreiro.

O herpes zoster é uma infecção viral que aparece através do vírus varicela zoster, que causa varicela ( catapora) quando somos crianças.

Quando esse vírus é ativado, um conjunto de bolhas aparece na pele, causando vermelhidão, dor e coceira, e são agrupadas em regiões específicas do corpo.

Quem pode sofrer herpes zóster

Estima-se que 20% das pessoas que tiveram catapora possam desenvolver herpes zoster ao longo do tempo.

Praticamente toda a população infantil sofre de varicela na infância e esta é a condição indispensável para o herpes zoster mais tarde.

• É muito mais frequente em idosos ou pacientes com alterações ou doenças que afetam o sistema imunológico, uma vez que são mais vulneráveis a esse vírus. Por exemplo, pacientes enfraquecidos por doenças crônicas, com câncer ou infecções como o HIV.

Quando a catapora passa, o vírus permanece no corpo

• E se não tivermos passado de varicela, podemos ter herpes zoster? A resposta é não, já que não há vírus da varicela no organismo. Embora possa haver uma propagação do vírus da varicela em adultos e, como consequência, desenvolver herpes zoster ao longo do tempo.

Os sintomas do herpes zoster

À primeira vista, apenas um eczema avermelhado  com bolhas aparece na pele. Mas na maioria das vezes essa erupção cutânea é acompanhada por outros sintomas como dor, mau estar, coceira, febre ou dor de cabeça.

A herpes zoster geralmente se manifesta no tronco ou nas extremidades, embora geralmente apareçam ao redor de apenas um lado do tronco. Pode acometer a face e olhos, indicando maior gravidade.

Vírus

Primeiros sinais do herpes zóster

Quando aparece no rosto, é especialmente necessário tomar precauções e ir ao dermatologista para fazer uma avaliação urgente, pois isso pode afetar a visão ou o canal atrial externo.

Em alguns casos, quando a dor é manifestada antes que o herpes zoster seja visível, muitas pessoas podem confundi-la com um problema cardíaco ou pulmonar.

Geralmente se manifesta em apenas um lado do tronco e é comum nas extremidades

Se você suspeitar que tem herpes zoster, é necessário ir ao médico para confirmar o diagnóstico e aplicar o tratamento necessário, geralmente prescrito por um especialista.

Qual é o seu tratamento?

Quando alguém desenvolve a doença, o que se busca ao tratá-la é aliviar os sintomas (que podem ser muito irritantes) e tentar impedir que o vírus se multiplique. O tratamento não elimina o vírus ou cura a doença, o que faz é reduzir os sintomas e diminuir sua duração.

• Medicamentos antivirais são recomendados, o que ajuda a reduzir o tempo de evolução do herpes e, acima de tudo, a reduzir o risco de complicações.

• O herpes zoster afetado deve seguir uma boa higiene das pústulas, limpando a pele com sabão neutro e sem esfregar. Você tem que secar muito bem e pode aplicar compressas de água doce para aliviar a coceira.

• É melhor usar roupas folgadas de algodão para não pressionar as feridas.

• Não aplique cremes ou pomadas nas bolhas.

Como o herpes é causado pelo contágio pelo vírus da varicela é possível em pessoas que não tiveram ou não foram vacinadas. Evite o contato direto com as pessoas afetadas nesses casos.

Possíveis complicações de herpes

Você já deve ter ouvido falar em neuralgia pós-herpética. O que acontece nesses casos é que o paciente continua com dor semanas (até meses) após o desaparecimento das lesões por herpes.

Sentir a dor após semanas de herpes pode ser um sinal de neuralgia

• Existem raízes sensíveis que começam na coluna e terminam perto da derme, afetadas pela ativação do vírus. Quando não há bolhas, qualquer estímulo, como uma mudança de temperatura ou qualquer contato leve, como roupas, pode causar uma reação severa à dor.

• Geralmente é mais comum em pessoas idosas que sofreram herpes zoster.

A neuralgia pós-herpética pode durar meses, até anos e a dor pode afetar seriamente as atividades diárias do paciente, por isso é essencial tratá-la corretamente e cedo, assim que os primeiros sintomas do herpes aparecerem.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

queda de cabelo e suas causas
Cabelo

Calvície e queda de cabelo

Calvície masculina A alopecia androgenética, mais conhecida como calvície, pode afetar homens e mulheres sendo uma queixa muito comum nos

Leia mais »
câncer de pele
Câncer de pele

Câncer de pele

Existem dois tipos de câncer de pele. O melanoma e o câncer de pele não melanoma que são os carcinomas

Leia mais »