herpes como prevenir
Foto de Mariana Rita Fernandes

Mariana Rita Fernandes

Prevenção do herpes labial é possível

5 medidas para impedir que o herpes ataque novamente

Herpes labial não tem cura e é fácil sofrer repetidamente seu desconforto. Mas podemos evitar seus gatilhos.

Em certas pessoas, elas são tremendamente recorrentes, indicando uma possível desaceleração no estado defensivo. Não tem cura e o vírus penetra permanentemente no corpo, reagindo ocasionalmente a ocasiões de fraquezas imunes temporárias ou não imunes.

2/3 da população mundial tem herpes labial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 67% das pessoas são portadoras de herpes labial (embora 30% delas não sofram de recorrência), enquanto 11% da população tem herpes genital (se você tiver, deve sempre consultar um dermatologista). É uma incidência muito alta em ambos os casos.

Os dois tipos de herpes têm em comum o tratamento e o sistema de contágio:

• Vírus herpes simplex (HSV-1): é transmitido através do beijo.

• Herpes vírus genital (HSV-2): é transmitido com sexo oral.

Os gatilhos do herpes que devem ser evitados, se possível, são:

  • Estresse emocional
  • Febre
  • Cansaço
  • Infeções
  • Exposição ao sol
  • Alterações hormonais, como menstruação ou ovulação, também afetam.

1. Alterar alguns hábitos ajudará você

A herpes labial é altamente contagiosa, pode até reinfectá-lo.

1. Não se toque! O herpes labial incomoda e constantemente o tocamos, mas temos que evitá-lo. Tocar na ferida labial atrasa a cicatrização e também pode espalhar outros órgãos, como os olhos ou os órgãos genitais. Limpe suas mãos se você tocou herpes.

2. Beijos transmitem herpes. O uso de preservativos não garante que o contágio não ocorra.

3. Herpes e AIDS. O vírus do herpes raramente causa complicações, exceto em pessoas imunossuprimidas, que podem causar infecções graves, como encefalite ou ceratoconjuntivite herpética. Nestes casos, é necessário consultar o seu dermatologista.

2. Evite alguns alimentos

Reduza os alimentos que contêm arginina se você tiver um surto de herpes. 

  • Chocolate
  • Amendoim
  • Passas
  • Cerveja
  • Amêndoas
  • Muitas nozes

3. Alimentos ricos na lisina

Segundo a dermatologista Mariana Rita Fernandes, alguns alimentos que contêm o aminoácido lisina podem reduzir a recorrência do herpes simples. Entre esses alimentos recomendados estão couve-flor e brócolis, feijão, beterraba, batata, maçã, figo, pera e damasco.

Os alimentos que você deve comer e os que você deve evitar se tiver herpes labial

O herpes labial é uma infecção contagiosa causada pelo vírus conhecido como HSV-1 ou herpes simplex tipo 1, que passa despercebido quando se espalha, mas permanece adormecido nas células nervosas da boca e pode se manifestar a qualquer momento na forma de horrível feridas nos lábios e membranas mucosas.

Os fatores que desencadeiam o aparecimento de herpes labial podem ser muito diversos e variam de exposição ao sol, menstruação, diminuição das defesas, falta de sono, alergia a qualquer alimento ou medicamento e até estresse. Esta doença pode até causar fadiga, febre e glândulas inchadas.

Felizmente, é possível evitar o aparecimento de herpes labial e, quando, inevitavelmente, o vírus se manifesta, você pode curá-lo mais rapidamente. 

Os alimentos que você deve consumir

Para combater e prevenir o aparecimento de herpes, use alimentos ricos em lisina, pois esse componente ajuda a reduzir a propagação do vírus, pois é um aminoácido que dificulta a ativação, o que acaba resultando em menor frequência e duração dos surtos.

A lisina pode ser encontrada em produtos lácteos, como leite e iogurte, em carnes, como frango e peixe, no fígado, feijão (exceto preto) e abacate.

A vitamina C também ajuda a manter o vírus “inativo”, protegendo seu sistema imunológico contra essa e outras infeções. Esta vitamina pode ser encontrada em frutas como laranja, limão, abacaxi, mamão, acerola e kiwi.

Além disso, para proteger seu sistema imunológico, você também pode consumir morangos, tomates, alho, sementes de chia, linhaça e girassol e salmão, sardinha e atum.

Os alimentos que você deve evitar

Pelo contrário, em um surto, você deve evitar alimentos com alto teor de arginina, um aminoácido que estimula a replicação do vírus e aumenta a frequência de crises de herpes, por isso também é aconselhável reduzi-los em sua dieta em geral, se você tem o vírus

A arginina está presente em cereais como aveia, granola e gérmen de trigo. Também o encontramos em alimentos ricos em açúcar e farinha branca, como pães brancos, chocolate, bolos e refrigerantes. Além disso, é altamente recomendável que você também evite fumar, beber bebidas alcoólicas e exposição ao sol.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *