queratose pilar bolinhas
Foto de Mariana Rita Fernandes

Mariana Rita Fernandes

Ceratose pilar: entenda o que são as bolinhas no corpo e como tratar

Ceratose Pilar (também conhecida como Ceratose Folicular) é um distúrbio cutâneo não contagioso.

A superprodução de queratina obstrui os folículos capilares e forma pequenas saliências. Isso faz com que as camadas mais externas da pele se espessem, principalmente nos braços e coxas, mas também nas nádegas e no rosto. Pequenas espinhas aparecem e a pele fica áspera e irregular, e é por isso que a queratose pilar é comumente chamada de “arrepios”.

É uma condição genética que afeta particularmente os jovens. Os primeiros sintomas da ceratose pilar geralmente aparecem durante a infância e são muito comuns em adolescentes com pele seca e que frequentam piscinas. Os arrepios podem desaparecer com o crescimento ou podem continuar a aparecer em momentos diferentes.

Infelizmente, não há cura conhecida para a queratose pilosa, mas você pode ajudar a aliviar os sintomas com cuidados regulares com a pele, usando os óleos, esfoliantes e cremes para a pele adequados.

Ipswich bodybuilder keen to raise the bar trenbolone dosage 37 bodybuilder clothing brands you need to know about

Quais são os sintomas da queratose pilar?

Os sintomas da queratose pilar são pequenas “bolinhas” que geralmente são rosa ou vermelhas na pele clara e marrons na pele escura. Eles aparecem nos braços, coxas, nádegas ou no rosto e normalmente são comparados a “arrepios”, que aparecem quando uma pessoa sente emoções frias ou fortes. Se esses sintomas se tornarem visíveis em outras partes do corpo, é aconselhável consultar um médico ou dermatologista.

Os inchaços do tamanho de uma cabeça de alfinete são inofensivos e geralmente não causam dor. Quando os sintomas aparecem em partes muito visíveis do corpo, a ceratose pilar pode gerar problemas de auto-estima e, o que começa como uma condição cosmética, pode se tornar um distúrbio psicológico.

A pele seca é particularmente suscetível a “arrepios”. Os sintomas da ceratose pilar pioram em condições de baixa umidade (inverno) e geralmente melhoram quando a umidade é mais alta (verão). Às vezes, a ceratose pilar também está associada à dermatite atópica.

Por que aparece?

As causas exatas são desconhecidas, mas como muitas pessoas têm parentes que também têm essa condição, é muito provável que seja uma condição genética e hereditária.

O que se sabe é que pequenas bolinhas (pápulas) são formadas como resultado da superprodução de queratina. A queratina é a proteína que fornece estabilidade ao tecido da pele e é a base dos cabelos e unhas. Nos casos de ceratose pilar, a produção de queratina se acumula obstruindo os folículos capilares. Como resultado, a pele engrossa e os inchaços se tornam comedões rígidos.

Como pode ser tratada a queratose pilar?

Embora não exista cura, você pode ajudar a aliviar os sintomas com uma rotina adequada de cuidados com a pele e com outras medidas (como uma dieta).

O primeiro passo para gerenciar a queratinização da pele é através da higiene pessoal. Quando os sintomas são leves, eles podem ser bastante melhorados com a aplicação regular de um hidratante.

As loções de uréia (um dos fatores hidratantes naturais da pele) são particularmente adequadas para o cuidado diário da pele. Existem formulações com outros ativos que juntos melhoram bastante essa condição. além de peeling quimico no local.

A rotina de cuidados com a pele ajuda a aliviar os sintomas da ceratose pilar. A hidratação da pele deve ser feita diariamente.

Alimentação

Também é importante beber pelo menos dois litros de água por dia e evitar opções prejudiciais, como bebidas com açúcar.

A esfoliação pode ajudar, e saunas e banhos de vapor facilitam a esfoliação.

Uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e nutrientes, é importante para uma pele saudável

Embora não exista cura conhecida para a ceratose pilar, uma rotina adequada de cuidados com a pele e hidratação regular com produtos ricos em uréia e outros hidratantes  aliviam os sintomas e suavizam a pele.

Diagnóstico

Se você visitar o dermatologista, ele poderá diagnosticar a doença observando a pele afetada. Nenhum exame é necessário.

Tratamento

Gradualmente, a queratose pilar geralmente desaparece por si própria. Enquanto isso, você pode usar qualquer um dos vários produtos disponíveis para ajudar a melhorar a aparência da pele afetada. Se a hidratação e outras medidas de cuidados pessoais não ajudarem, seu médico poderá prescrever cremes medicinais.

Cremes para remover células mortas da pele. Cremes que contêm alfa hidroxiácidos, ácido lático, ácido salicílico ou uréia ajudam a soltar e eliminar as células mortas da pele. Eles também hidratam e amaciam a pele seca. Dependendo da intensidade, esses cremes (esfoliantes tópicos) são vendidos sem receita ou com receita médica. O médico pode aconselhá-lo sobre a melhor opção e com que frequência você deve aplicá-la. Os ácidos desses cremes podem causar vermelhidão, picadas ou irritação da pele, portanto não são recomendados para crianças pequenas.

Cremes para evitar folículos entupidos. Cremes derivados da vitamina A (retinóides tópicos) favorecem a renovação celular e previnem a obstrução do folículo piloso. Tretinoína e tazaroteno são exemplos de retinóides tópicos. Estes produtos podem irritar e secar a pele. Além disso, se estiver grávida ou amamentando, seu médico poderá sugerir que você adie a terapia tópica de retinóide ou escolha outro tratamento.

O uso regular de creme medicinal pode melhorar a aparência da pele. Mas se você parar, a doença volta. E mesmo com o tratamento, a queratose pilar tende a persistir por vários anos.

Estilo de vida e remédios caseiros

As medidas relacionadas ao autocuidado não impedem a queratose pilar ou a fazem desaparecer. Mas elas podem melhorar a aparência da pele afetada.

• Use água morna e limite a duração do banho. Água quente e chuveiros ou banhos longos removem os óleos naturais da pele. Limite a duração do banho ou chuveiro a cerca de 10 minutos ou menos. Use água morna, não quente.

• Trate a pele suavemente. Evite sabonetes poderosos. Remova as células mortas da pele suavemente (esfoliação) com creme esfoliante. Esfregar a pele com força ou estourar folículos capilares entupidos pode irritar a pele e agravar a condição. Após a lavagem ou o banho, seque suavemente a pele com uma toalha, dando pequenos toques, para que um pouco de umidade permaneça.

• Tente cremes com medicamentos. Aplique um creme contendo uréia, ácido lático, alfa hidroxiácido ou ácido salicílico. Esses cremes ajudam a soltar e eliminar as células mortas da pele. Eles também hidratam e amaciam a pele seca. Aplique o produto antes de um creme hidratante.

• Hidrate a pele porque alivia a secura da pele e ajudam a preservar a umidade. Cremes hidratantes mais espessos funcionam melhor. Reaplique o produto na área afetada da pele várias vezes ao dia.

• Evite atritos com roupas apertadas. Protege a pele afetada contra o atrito causado por roupas apertadas.

Preparação para a consulta

É provável que você comece consultando o clínico geral. Ou o médico pode encaminhá-lo para um especialista em doenças de pele (dermatologista). Você pode preparar uma lista de perguntas para perguntar ao seu médico.

O que esperar do médico

É provável que seu médico faça várias perguntas. Estar pronto para respondê-las pode dar tempo para revisar os pontos que você está mais interessado em analisar. O médico pode perguntar o seguinte:

• Quando os sintomas começaram?

• Os sintomas foram contínuos ou ocasionais?

• Existe algo que parece melhorar os sintomas?

• Existe algo que parece piorar os sintomas?

• Outros membros da sua família têm alterações de pele semelhantes?

• Você ou seu filho têm histórico de asma ou rinite alérgica (febre do feno) ou outras alergias?

• Você ou seu filho atualmente têm eczema ou eles já o tiveram?

Essas são algumas dicas e informações sobre a ceratose pilar. Se você sofre com esse problema, siga nossas dicas e consulte um dermatologista que irá ajudar a melhorar sua pele.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *